Sobre

Nós da Visia cultivamos muitos interesses além de finanças e estatística, felizmente. Dentre estes está filosofia e literatura. O nome deste blog − assim como do nosso fundo quantitativo − foi inspirado pela obra “Assim Falou Zarathustra”, do filósofo alemão Friederich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) e também pelo filme “2001: A Space Odyssey” de Stanley Kubrick.

O livro é uma exposição, em forma alegórica, da filosofia de Nietzsche e narra a saga do profeta Zarathustra, que desce de sua montanha para anunciar uma nova filosofia. Zarathustra prega a superação do homem pelo Übermensch − um novo tipo, dotado de espírito livre e valores elevados− mas se depara com indiferença e desdém dos aldeões. Zarathustra conclui, entre frustrado e esperançoso, que está à frente de seu tempo e que a humanidade ainda não está preparada para sua filosofia. Nossa atividade tem um elemento de pregação no deserto e, se em algumas ocasiões partilhamos da frustração de Zarathustra, nossa mensagem tem encontrado muito mais receptividade do que a do profeta de Nietzsche, felizmente.

A idéia desse blog é ser uma plataforma de pregação e compartilhamento de publicações, idéias e pesquisa produzidos na Visia, além de um espaço para os cotistas participarem com opiniões, feedback ou críticas a nosso trabalho. Esperamos que seja proveitoso e interessante.